Ele tem dezesseis anos de idade e há quatro iniciou sua trajetória no basquete – esporte, cada vez mais popular no Brasil. Estamos falando de Elias Batista Costa Brito, ala/pivô do basquete juvenil do Vasco Gama.
Antes de chegar ao clube, o garoto teve breve passagem pela equipe ASP Clube Municipal, onde não conquistou títulos. Mas, há três anos, muita coisa mudou na vida de Elias.
O início sem glórias deu lugar a conquistas pessoais e coletivas. Em 2016, ajudou o Vasco a faturar o título do Campeonato Estadual Masculino da categoria Sub-14, sendo o cestinha geral com 302 pontos em 18 jogos, média de 16,77 pontos por partida.
Em 2017, pela categoria Sub-15, novamente foi o rei das cestas' com 385 pontos em 20 jogos, média de 19,25 pontos por partida. Porém, dessa vez viu o Vasco ficar com o vice-campeonato.
Assim como todo jovem atleta, Elias tem rotina árdua. Acorda às cinco da manhã para ir à escola; treina á tarde em São Januário, chega em casa á noite.
Em meio às dificuldades, o apoio dos pais tem sido fundamental para o garoto. 'Graças a Deus, meus pais sempre me apoiaram e me ajudaram, sem eles eu não conseguiria'' - declara Elias.
O caminho não é fácil, mas, o ala/pivô mantém viva a esperança.
'Assim como todo menino que atua no basquete, meu sonho é chegar ao profissional, mas... claro que, se puder escolher, vou querer jogar na NBA ou no NBB'' - completa aos risos.
Brilhar nas quadras com a tradicional camisa cruz-maltina é outro objetivo do atleta. 'Desde os catorze anos estou no Vasco, me sinto bem e gostaria de fazer história aqui''
Atualmente, o talentoso atleta intercala presenças nas categorias Sub-17 e Sub-19 do basquete vascaíno. Com sonhos cada vez mais vivos, no que depender dele, a próxima estação será o time principal do Gigante da Colina.
Fonte: Vasco Basketball