Vasco nunca perdeu para times chilenos em São Januário por competições sul-americanas
Nesta terça-feira (13 de março) o Vasco finalmente faz sua estreia na fase de grupos da Conmebol Libertadores 2018 e terá pela frente a Universidad de Chile, em São Januário. Em um dos grupos mais difíceis da competição continental – grupo 8 -, que ainda tem Cruzeiro e Racing-ARG, o Cruzmaltino tem motivos de sobra para acreditar em um início com o pé direito, se olhar para o seu retrospecto contra chilenos em torneios na América do Sul.
Até aqui, o Vasco ainda não sabe o que é perder para equipes do país sul-americano em seu território. Levando em consideração a Conmebol Libertadores, Conmebol Sul-Americana, Copa Mercosul e Copa Conmebol, são sete confrontos até aqui, com quatro vitórias e três empates.
Em 2018, por exemplo, a equipe já soma uma vitória contra chilenos. Foi na segunda fase da competição, quando teve pela frente o Universidad de Concepción. Após a goleada por 4 a 0 na partida de ida, o Cruzmaltino voltou a vencer os chilenos, por 2 a 0, com gols de Paulinho e Yago Pikachu.
Se tratando da Universidad de Chile, o clube chegou a enfrenta-la em 2011, pelas semifinais da Sul-Americana. Na partida de ida, em casa, empatou em 1 a 1. Na volta, perdeu por 2 a 0 e acabou eliminado. Veja o retrospecto completo:
Conmebol Libertadores
2018: 2-0 vs. Universidad de Concepción (segunda fase, volta)
2001: 1-0 vs. Deportes Concepción (oitavas-de-final, volta)
1990: 0-0 vs. Colo-Colo (oitavas-de-final, ida)
Conmebol Sul-Americana
2011: 1-1 vs. Universidad de Chile (semifinal, ida)
Copa Mercosul
2001: 2-1 vs. Universidad Católica (fase de grupos)
1998: 1-0 vs. Universidad Católica (fase de grupos)
Copa Conmebol
1993: 2-0 vs. Colo-Colo (Oitavas de final, ida).
Fonte: Fox Sports