Com o levantamento deste mês, o IBOPE Repucom destaca o crescimento das bases digitais de Flamengo, Fluminense e Palmeiras, donos dos maiores crescimentos deste mês.
O Clube de Regatas Flamengo foi o clube brasileiro que mais somou novos inscritos no último mês. O rubro-negro carioca somou 186 mil novas inscrições em fevereiro e, com isso, se tornou o primeiro clube nacional a atingir marca de 20 milhões de inscrições em suas redes sociais. Seu canal oficial no YouTube (FLA TV) e sua conta oficial no Instagram foram responsáveis por 77% dos novos inscritos.
O Fluminense foi o segundo clube em volume de novos inscritos e o maior em taxa de crescimento. O clube somou 144 mil inscritos e viu sua base digital aumentar 5% no período. Tal crescimento fez o tricolor carioca atingir a marca de 3 milhões de inscritos na somatória total, ganhando duas posições no ranking ao ultrapassar o rival Botafogo e o Sport de Recife e figurar na 12ª posição geral. 76% das novas inscrições são originárias de sua página oficial no Facebook. O clube das Laranjeiras também foi o com maior taxa de crescimento no Instagram entre todos os clubes monitorados e evoluiu 10% no volume de inscritos no Instagram.
O Palmeiras também se destaca ao registrar crescimento de 130 mil novas inscrições no período. Mais de 80% dos novos inscritos foram através das suas contas oficiais no Twitter e Instagram. Ainda sobre o Instagram, o clube alviverde atingiu a marca de 1 milhão de inscritos em sua conta oficial na plataforma, somente outros 4 clubes no Brasil possuem mais de 1 milhão de inscritos no Instagram (Flamengo, Corinthians, São Paulo e Chapecoense). Com mais de 55 mil novos inscritos no último mês, o clube atingiu a segunda maior taxa de crescimento (5,7%) na plataforma no período.
O Cruzeiro, dono do quarto maior volume de crescimento no período (100 mil novos inscritos), atingiu a marca de 3 milhões de inscritos em sua conta oficial no Facebook. O time celeste atualmente possui 5,6 milhões de inscritos em suas redes e é dono da 9ª posição no ranking nacional. O clube ostenta uma vantagem de 215 mil inscritos perante o rival local Atlético MG, atualmente na 10ª posição.
O Fortaleza Esporte Clube também merece destaque no levantamento atual. Comparado a março/2017, o "Leão" registrou um crescimento de 21% e atingiu a marca de 1 milhão de inscritos durante fevereiro/2018.
Confira abaixo o levantamento atual:
O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 40 clubes com o maior número de seguidores do país.
Fonte: Ibope Repucom