Em partida válida pela sexta rodada do returno do NBB 10, o Vasco da Gama recebeu o Vitória no Complexo Esportivo de São Januário na noite desta terça-feira (06/02). Superior ao Rubro-Negro durante grande parte do duelo, o Gigante do Basquete caiu de rendimento no derradeiro período do jogo e viu o adversário virar o placar. O triunfo dos baianos foi pelo placar de 89 a 85.
O JOGO
Adversário direto do Vasco na luta por uma vaga nos playoffs no NBB 10, o Vitória trouxe dificuldade para o Cruzmaltino no começo da partida. A equipe de São Januário chegou a abrir uma diferença de quatro pontos nos primeiros minutos, mas logo viu o time visitante enconstar no marcador e passar a trocar pontos. Para se ter uma ideia do equilíbrio, quando restava metade do quarto, o placar estava empatado em 13 a 13. A partir daí, entretanto, o Gigante da Colina se tornou sólido defensivamente e passou a ser eficiente no setor ofensivo. O equilíbrio entre defesa e ataque fez o grupo comandado por André Barbosa vencer o período por 30 a 19.
O panorama da duelo mudou no começo do segundo quarto. Em desvantagem no marcador, o Vitória se lançou ao ataque em busca do prejuízo e, ao contrário do que aconteceu na reta final do quarto inicial, não precisou fazer muito esforço para vencer a retaguarda vascaína. A diferença que era de 11 pontos caiu para seis restando dois minutos para o término do primeiro tempo. Para a alegria dos torcedores presentes em São Januário, o Vasco reagiu e recuperou parte da vantagem, indo para o intervalo com um placar favorável de 44 a 35.
Assim como no quarto de número dois, o Vitória iniciou o terceiro período melhor, chegando, inclusive, a diminuir a diferença para apenas cinco pontos. Apoiado pela torcida, que compareceu em bom número ao Ginásio Vasco da Gama, o Gigante da Colina freou a reação do Rubro-Negro e voltou a controlar a partida, graças, principalmente, aos desempenhos espetaculares de Nezinho, na assistências, e de David Jackson, nos arremessos três pontos. Gustavo, dentro do garrafão, também foi peça importante para a manutenção da vantagem: 67 a 59.
Liderado pelo ala André, o Vitória foi para o tudo ou nada no período final. A postura agressiva recolocou o Rubro-Negro no jogo. Restando seis minutos para o término da partida, o placar apontava uma diferença de apenas quatro pontos. Percebendo o momento de instabilidade da equipe, o treinador André Barbosa solicitou o tempo técnico. A parada serviu para acordar o Gigante do Basquete, mas não o suficiente para impedir o resultado adverso dentro do Complexo Esportivo de São Januário: 89 a 85.
Titulares:
#10 Gustavo- 11 pontos, 04 assistências e 03 rebotes
#12 Guilherme- 05 pontos, 04 assistências e 05 rebotes
#15 Renato- 21 pontos, 03 assistências e 05 rebotes
#23 Nezinho- 10 pontos, 06 assistências e 02 rebotes
#32 David Jackson- 19 pontos, 03 assistências e 07 rebotes
Entraram:
#04 Alexei- 00 ponto, 00 assistência e 00 rebote
#08 Dedé- 05 pontos, 00 assistência e 01 rebote
#11 Fúlvio- 04 pontos, 03 assistências e 00 rebote
#99 Hayes- 10 pontos, 01 assistência e 03 rebotes
Fonte: Site oficial do Vasco
Em retorno a São Januário, Vasco leva virada do Vitória e é derrotado no NBB
Desde o dia 23 de dezembro de 2017, quando perdeu para o Paulistano, o Vasco da Gama não atuava em seu ginásio em São Januário. Foram cinco confrontos como visitante e outros cinco na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Os vascaínos receberam o Vitória na noite desta terça-feira, mas a volta para casa não foi como esperavam. O Cruz-Maltino, que ficou à frente do placar na maior parte do jogo, sofreu com a reação dos baianos e foi derrotado por 89 a 85.
Os vascaínos saíram sem falar com a imprensa. Murilo, do Vitória, que jogou pelo Vasco da Gama, comentou o triunfo como visitante.
- Nossa equipe não vem jogando mal fora de casa, apesar de alguns resultados negativos. Jogo passado a gente estava com a partida controlada faltando dois minutos para acabar o jogo. Hoje era o contrário. A situação do Vasco era a nossa no último jogo. Aprendemos com os erros e tivemos uma atitude muito boa, a galera acreditou o tempo todo, foi confiante. Ganhar aqui é complicado - analisou Murilo.
Com a vitória, o time baiano chega a dez triunfos em 18 jogos, e se iguala ao Pinheiros na sétima posição. Já o Vasco amarga mais um revés, o 13º, e segue em 11º na tabela. Lembrando que os quatro primeiros avançam direto para as quartas de final, enquanto os times que ficarem entre quinto e décimo segundo disputam uma espécie de oitavas de final.
Renato, do Vasco, com 21 pontos, foi o cestinha da partida. Pelo Vitória, André fechou com 20 pontos e sete assistências.. Dawkins, com 18 pontos e três rebotes também se destacou pelo time baiano. Nas assistências, Nezinho foi o melhor do Vasco, com seis.
Desde que o Gigante da Colina retornou à elite do basquetebol brasileiro, na edição passada do NBB, só acumulou derrotas diante do clube baiano. Foram duas na fase de classificação do NBB 9 e uma já nesta edição, pelo placar de 77 a 75 no ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, na Bahia. Agora, conseguiu o primeiro triunfo jogando em São Januário. O Vasco vinha de uma vitória contra o Pinheiros como visitante.
O jogo
O Vasco abriu com Giovannoni e Renato. Okorie deu troco de três, e os baianos viraram em chute curto. Os vascaínos voltaram à dianteira com Renato em lances livres. Nezinho, de três, ampliou. Os mandantes passaram a dominar quando Gustavo, David Jackson e Nezinho, de novo, converteram de fora do garrafão. O camisa 23 estava bem demais e deu assistência para Renato marcar. DJ fez mais dois. Hayes entrou e marcou de três. O Cruz-Maltino saiu com 30 a 19 no placar.
O Vitória foi quem fez primeiro na 2ª parcial, com André. O camisa 40 voltou a pontuar em chute curto. O Vasco desperdiçou três ofensivas, e André Barbosa pediu tempo. Em bola boa de Fúlvio, Hayes enfim marcou para os mandantes. Kurtz fez pelos baianos. O time visitante encostou. Renato fez de três para esfriar. Gustavo marcou para incendiar a torcida. Giovannoni ampliou com um lance livre certeiro. Dedé, de três, fechou em 44 a 35 para os cruz-maltinos (mas o Vitória teve 16 a 14 no placar da parcial).
Novamente, os baianos começaram marcando. Renato respondeu. André, após bola de Okorie, fez mais dois para o Vitória. Os visitantes ensaiaram novamente uma reação, mas o Vasco retomou o controle com pontos principalmente marcados por Renato, David Jackson e Gustavo. Quando Nezinho converteu, a torcida do Cruz-Maltino cantou junto. Assim, os mandantes saíram com 67 a 59 no placar (mas com 24 a 23 para o Vitória no placar da parcial).
A 4ª parcial começou com erros. Dawkins não falhou. Fez de três para o Vitória. Marrelli mudou o time baiano. DJ respondeu de fora do garrafão pelo Vasco. Depois, fez mais dois. O americano do time visitante voltou a fazer de três. Fúlvio marcou na linha de lances livres. Dawkins seguia se destacando pelo rival. Fez duas vezes nos lances livres e deu assistência para André fazer dois pontos. Fúlvio respondeu após sofrer falta. Com assistência de André, Arthur empatou: 83 a 83.
André Barbosa chamou o Vasco para conversar. Jackson foi para a linha de lance livre, fez o primeiro, retomando a dianteira e pôs o segundo no aro, mas Renato pegou o rebote e errou. O Vitória acertou dois lances livres. DJ levou falta dura de André. De novo, fez um e falhou no outro. Arthur, mais uma vez, marcou em passe de do camisa 40 do time baiano. Giovannoni errou bola de três, e Vitória fechou em 89 a 85.
Escalações:
Vasco da Gama: Renato, Nezinho, David Jackson, Gustavo e Guilherme Giovannoni. Suplentes: Alexei, Luiz Felipe, Dedé, Fúlvio, Bruninho e Chris Hayes. Técnico: André Barbosa.
Vitória: Okorie, Arthur, Kurtz, Maique e André. Suplentes: João Pedro, Shaw, Dawkins, Mariano e Murilo. Técnico: Régis Marrelli.
Próximos compromissos:
Depois de jogar contra o Vitória em casa, o Vasco da Gama recebe novamente no ginásio em São Januário a equipe do Basquete Cearense na quinta-feira, às 20h (de Brasília). Enquanto isso, os baianos seguirão no Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo no Oscar Zelaya, em General Severiano, também na quinta, no mesmo horário.
Fonte: GloboEsporte.com
ESTATÍSTICAS
Fonte: LNB
Galeria
Fonte: Flickr oficial do Vasco