Basquete: Vasco perde para Bauru na Arena Carioca 1 pelo NBB: 87 a 86
Quarta-feira, 17/01/2018 - 21:52
Atuando na noite desta 4ª-feira na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca, o Vasco foi derrotado pelo Bauru por apenas 1 ponto, em jogo valido pela fase regular do NBB: 87 a 86.

Fonte: NETVASCO


Vasco perde para o Bauru Basket na Arena Carioca 1 pelo NBB 10

A noite não foi feliz para o Vasco da Gama na Arena Carioca 1, localizada na Barra da Tijuca. Nesta quarta-feira (17/01), pelo NBB 10, o Gigante do Basquete foi superado pelo Bauru pelo placar de 87 a 86. O Cruzmaltino foi superior ao adversário e se manteve na frente do marcador durante grande parte da partida, mas acabou cedendo o resultado no derradeiro quarto.

O JOGO

Mesmo atuando longe de seus domínios, o Bauru tomou a iniciativa e abriu uma boa vantagem nos dois primeiros minutos do quarto. A equipe visitante chegou a abrir uma diferença de dez pontos no placar. O início ruim levou o treinador André Barbosa a parar o jogo. Após o tempo técnico, o Gigante do Basquete cresceu na partida, encostou no marcador, porém saiu de quadra com o resultado adverso ao término do período inicial: Vasco 19 x 22 Bauru.

Empurrado por sua torcida, o Cruzmaltino correu atrás do prejuízo no segundo quarto. Seguro defensivamente e eficiente nos chutes de três pontos, o Vasco teve uma atuação avassaladora na primeira metade do período. Guilherme Giovannoni e Dedé Stefanelli comandaram a virada do Almirante, que foi para o intervalo vencendo o Bauru Basket por uma diferença de sete pontos: Vasco 45 x 38 Bauru.

O Bauru retornou do intervalo disposto a mudar o rumo da partida. A equipe paulista até chegou a ensaiar uma reação no princípio do terceiro quarto, mas o Vasco da Gama vendeu caro cada ponto. Contando com lances de efeito de Nezinho, o Cruzmaltino se manteve na dianteira do marcador: Vasco 64 a 63. No período final, entretanto, o Gigante do Basquete não conseguiu controlar o ímpeto do rival e acabou sendo superado por 87 a 86.

Titulares:

#10 Gustavo- 08 pontos, 01 rebote e 02 assistências
#12 Giovannoni- 27 pontos, 10 rebotes e 01 assistência
#23 Nezinho- 14 pontos, 03 rebotes e 10 assistências
#28 Lucas Mariano- 09 pontos, 04 rebotes e 02 assistências
#99 Hayes- 06 pontos, 04 rebotes e 05 assistências



Fonte: Site oficial do Vasco


Vasco luta, mas perde do atual campeão Bauru e chega a três derrotas seguidas

De um lado, uma equipe com uma campanha irregular no Novo Basquete Brasil, tendo de lidar com uma crise política e salários atrasados. Do outro, o atual campeão nacional, vindo de quatro triunfos consecutivos. Vasco da Gama e Bauru fizeram um duelo de opostos na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira. Giovannoni e Nezinho se destacaram pelos donos da casa, e Anthony e Alex foram muito bem pelo time visitante. Em um quarto final pegado, cheio de faltas e pontos em lances livres, o Bauru levou a melhor no fim das contas e saiu com o resultado positivo pelo placar de 87 a 86.

Com um elenco renomado, o Vasco vive uma grave crise interna com atrasos de salários e iminente saída de jogadores - o americano David Jackson foi o primeiro atleta a se desligar da equipe. Para o duelo desta quarta, André Barbosa não pôde contar novamente com Fúlvio e Gui Deodato, ambos entregues ao departamento médico. Enquanto isso, o Bauru ganhou o reforço de Maikão e do lituano Osvaldas Matulionis, que colocou seu nome na camisa como "Osvaldo", para encarar o time de São Januário. Ambos foram liberados pelo departamento médico e foram relacionados.

O Vasco da Gama vinha de duas derrotas no Novo Basquete Brasil. Perdeu para Caxias do Sul por 81 a 68, fora de casa e, em seguida, para o Franca, pelo placar de 81 a 6. Já o Bauru tinha vencido quatro rivais em sequência - Minas Tênis Clube, Botafogo, Vitória e Basquete Cearense. O último revés foi contra o Flamengo no dia 21 de dezembro, em casa, por 97 a 71.

O jogo

O Vasco abriu o placar com Lucas Mariano. Mas o americano Anthony fez de três. Renan ampliou com cinco pontos em sequência (um chute curto e um longo). Alex fez pelo Bauru, e Renan voltou a marcar, forçando o treinador vascaíno a pedir tempo técnico. Gustavo e Lucas Mariano recolocaram o time de São Januário no jogo. Hayes, no lance livre, converteu duas vezes. Anthony voltou a fazer de três para os visitantes. Giovannoni deu o troco da mesma forma e ainda fez outro ponto na linha de lance livre. Apesar da reação vascaína, o atual campeão do NBB saiu na frente na parcial: 22 a 19.

Duda abriu para o Bauru no 2º quarto. Renato deu o troco. De três, Giovannoni empatou em 24 a 24. Dedê pôs o Vasco na dianteira. Giovannoni voltou a marcar com ótima ligação de Nezinho. Depois foi a vez de o próprio armador fazer de fora do garrafão. Hayes ampliou no chute curto, e o time da Colina abriu sua maior vantagem: 39 a 32. Jaú deu o troco. Na bola de Hayes, Giovannoni fez mais dois. Após roubada da equipe de Dedé Barbosa, Gustavo aumentou.

Logo depois, o cronômetro deu problema. O Bauru achou que o tempo de posse estava acabando e atirou de longe. Na volta, a bola ficou nas mãos de Nezinho e soou o alarme. O relógio ainda mostrava que faltavam 43s. A arbitragem ficou conversando, os dois times chegaram a sair e voltar. Mas depois foi confirmado o fim da segunda parcial com o mandante na frente: 45 a 38 (26 a 16 para o Vasco na parcial).

Na terceira parcial, o Bauru voltou um pouco melhor e conseguiu encurtar a distância para o Vasco da Gama. A torcida cruz-maltina pressionava, e fez Shilton errar uma vez na linha de lance livre. A diferença, contudo, era de um ponto (53 a 52 para o mandante). O Cruz-Maltino estourou as cinco faltas. Nezinho apareceu bem com uma bola de três e uma assistência linda para cesta de Hayes. Destaque do jogo, Giovannoni foi para o banco descansar e deu lugar a Lucas Mariano. Alex fez na linha de lance livre. O time de São Januário saiu para o quarto final com vantagem mínima de um ponto: 64 a 63 (a parcial foi 25 a 19 para o atual campeão do NBB).

O jogo ficou pegado no último quarto. Renato abriu. Nezinho fez de três. O Bauru se recuperou e, com Alex, empatou em 70 a 70 no lance livre. O time paulista chegou a cinco faltas primeiro. Gustavo marcou na linha de lance livre, e Alex deu o troco com uma bola de três certeira, virando o duelo. O time de São Januário empatou. Shilton tomou a dianteira para os paulistas no lance livre, quando o mandante alcançou também cinco faltas coletivas. Renato marcou no chute curto.

No grito, a torcida fez Shilton errar outra chance que teve na linha de lance livre. Nezinho colocou o Vasco com três de frente no lance livre. O jogo passou a ficar arrastado. Falta, lance livre. Falta, lance livre. Nezinho errou um, e a equipe de Demétrius se aproveitou, abrindo seis pontos depois. Giovannoni fez dois e levou a falta, ganhando e convertendo um lance de bonificação. O Bauru errou bola de três, e Hayes pegou o rebote. Renato falhou duas vezes na linha de lance livre faltando 30 segundos. Depois, ele fez bola de três, mas o Cruz-Maltino acabou perdendo por 87 a 86.

Escalações

Vasco da Gama: Gustavo, Guilherme Giovannoni, Nezinho, Lucas Mariano e Chris Hayes. Suplentes: Alexei, L. Felipe, Dedé, Renato e Bruninho. Técnico: André Barbosa.

Fonte: GloboEsporte.com


Estatísticas



Fonte: LNB


Galeria



Fonte: LNB