Aliados de Brant confiam em 100% da presença dos seus conselheiros na 6ª-feira e grupo de Eurico calcula ter no mínimo 93 votos dos 300
Quarta-feira, 17/01/2018 - 09:19
As seguidas derrotas de Eurico Miranda na Justiça praticamente exauriram as chances de uma reversão do quadro na eleição do Vasco via tribunais. Por conta disso, os aliados do cartola agora estão com calculadoras em mãos e concentram todas as suas forças numa inédita vitória através do pleito do Conselho Deliberativo, que acontecerá nesta sexta-feira.

Para entender toda a matemática que tem sido feita nos bastidores, e que deixa os apoiadores do candidato de oposição Julio Brant em alerta, se faz necessário entender como é feito o processo de votação que acontecerá no próximo dia 19. E ele ocorre da seguinte forma:

A chapa vencedora do pleito entre os sócios - que segundo a Justiça é a de Julio Brant - indica 120 conselheiros, com a segunda colocada – a de Eurico - nomeando mais 30. Estes 150 se juntam a outros 150 considerados natos e os 300 votam no presidente do próximo triênio.

Eurico, além de seus 30 indicados, conta, teoricamente, com pelo menos mais 20 natos que foram aceitos pela Justiça esta semana em substituição aos que já faleceram.

No último fim de semana, em comunicado oficial, o grupo político "Identidade Vasco" decidiu romper parcialmente com o "Sempre Vasco", de Brant, alegando falta de diálogo. Os membros informaram que não participarão da direção executiva, mas reiteraram a presença no Conselho Deliberativo com seus eventuais conselheiros e também na vice-presidência geral do clube (com Alexandre Campello), na presidência do Conselho Deliberativo (com Roberto Monteiro), e na presidência do Conselho Fiscal (com Eloi Ferreira Araújo). Os três cargos foram previamente acordados com a união das duas chapas antes da eleição.

A atitude causou um frisson nos bastidores de São Januário, com alguns suspeitando de uma suposta "virada de casaca" do grupo de Campello, Monteiro e cia. Eurico Miranda, que anteriormente nem cogitava participar do pleito do conselho se não invertesse o quadro via Justiça, agora não descarta totalmente a possibilidade, embora seja mais provável que nomeie um de seus pares como candidato – possivelmente Antônio Peralta ou Silvio Godói.

Com a mexida no tabuleiro político vascaíno, aliados de Eurico mais esperançosos já contam com uma sonhada migração de votos do grupo de Campello, Monteiro e cia que, segundo levantamento do UOL Esporte, tem 43 pessoas. Assim, com os 30 conselheiros eleitos e mais os 20 natos recém-integrados e indicados pelo cartola, os apoiadores de Miranda contariam com 93 votos num universo de 300 possíveis.

Vale ressaltar, porém, que nunca na história das eleições o Conselho Deliberativo teve 100% de presença no pleito, uma vez que muitos dos natos já possuem idade avançada ou estão adoecidos. Neste cenário de possibilidades, a disputa entre os grupos de Brant e Eurico passaria a ser de cabeça a cabeça entre os conselheiros vitalícios.

Campello nega apoio a Eurico


Alexandre Campello, que retirou sua candidatura antes da eleição em prol da união com Julio Brant, foi ao Twitter, por sua vez, tranquilizar os vascaínos que já o criticavam por uma possível mudança de lado em favor de Eurico:

Roberto Monteiro, em entrevista ao Globoesporte.com, também garantiu que não irá "virar a casaca": "Estão alimentando maldade onde não tem".

Outro grupo político – com número de membros menor que o Identidade Vasco – a tomar uma decisão parecida foi o "Vira Vasco", que também afirmou que não participará da gestão administrativa do clube. Em seu comunicado, porém, eles reiteram "sua posição de afastar de uma vez por todas a atual administração e garantir a eleição da chapa Brant/Campello".

Aliados de Brant confiam em 100% de presença dos indicados

Pelo lado do grupo de Julio Brant, há uma certeza de que os 120 conselheiros indicados por sua chapa estarão presentes na votação do conselho desta sexta. Considerando o total de 300, eles precisam de apenas 31 votos para ratificar a vitória e colocar Brant como o presidente do Vasco no próximo triênio.

Fonte: UOL