Com o levantamento deste mês, o IBOPE Repucom ressalta a diminuição no ritmo de crescimento do Flamengo. O clube carioca incorporou 104 mil novas inscrições em relação ao mês anterior, seu menor volume mensal em 2017. Em contrapartida, o Flamengo viu sua vantagem para o vice-líder Corinthians aumentar de 35 mil para 48 mil inscrições – o clube paulista também obteve um crescimento menor que o habitual em 2017. Comparado ao levantamento anterior, o Corinthians somou 92 mil novas inscrições em suas redes, o terceiro pior desempenho mensal do clube no ano, superior apenas ao desempenho dos meses de junho e julho, onde somou 85 mil e 73 mil novas inscrições respectivamente.
Outro protagonista do levantamento atual é o São Paulo Futebol Clube. O tricolor paulista registrou 94 mil novos inscritos, o segundo maior volume do Brasil em outubro. Os paulistas cresceram apenas dez mil a menos que o Flamengo e acima do rival Corinthians, atual líder do campeonato.
O Ceará é outro destaque no volume de crescimento ao somar 30,5 mil inscritos em suas redes sociais, volume superior ao Santos FC, atual integrante do top 5. O "Vôzão" obteve o maior volume de crescimento entre os clubes fora do top 10, e o maior número de novos inscritos entre os times da série B. O clube também registrou a terceira maior taxa de crescimento entre todos os clubes monitorados (2,91%).
O Grêmio, atual finalista da Copa Libertadores da América, viu sua diferença para a Chapecoense crescer 40% e já apresenta 240 mil inscritos de diferença para a 7ª colocada. 2017 tem um sido um período favorável para o clube gaúcho que, desde janeiro, somou 665 mil novos inscritos, e vê a diferença para o rival Internacional alcançar 1,8 milhão, 20% superior à diferença de janeiro deste ano.
Já a Chapecoense registrou queda pelo segundo mês consecutivo no volume combinado de suas redes sociais. Em novembro, a Chape registrou perda de inscritos em suas contas no Facebook, Twitter e Instagram.
O Paraná Clube obteve destaque pelo segundo mês consecutivo. No levantamento atual, o clube paranaense obteve uma taxa de 6% de crescimento, a maior entre todos os clubes monitorados. Tal crescimento fez o clube aumentar sua diferença para o Red Bull Brasil, e se consolidar na 34ª posição no ranking.
O ranking deste mês tem um novo integrante. O Vila Nova registrou crescimento de cerca de 8 mil inscritos e ultrapassou o Audax-SP. O Audax, por sua vez, não possui conta no Twitter e não informa publicamente o volume de inscritos em seu canal no YouTube, fatores que certamente o fizeram perder posições no ranking.
O IBOPE Repucom monitora os 20 clubes presentes na Série A do Campeonato Brasileiro e os 20 maiores clubes entre as séries B, C e D. Com base nesses critérios, o Audax-SP deixa de figurar no ranking, até que ultrapasse o Vila Nova em volume de seguidores. O Atlético Goianiense constará no ranking pois atualmente está na Série A.
Veja abaixo o levantamento completo de novembro de 2017:
Fonte: Ibope Repucom