Basquete: Nezinho lamenta derrota para o Mogi e acredita que time melhorará em dezembro
Sábado, 18/11/2017 - 18:31
Palco da final da Olimpíada do Rio 2016, quando o "Dream Team" derrubou a Sérvia por 96 a 66, a Arena Carioca 1 recebeu neste sábado seu primeiro confronto da temporada 2017/2018 do Novo Basquete Brasil (NBB). Vasco e Mogi das Cruzes não decepcionaram e fizeram um grande embate no mesmo piso onde Durant e cia. jogaram no ano passado. E, no fim das contas, o Mogi das Cruzes levou a melhor pelo placar de 82 a 75.

David Jackson, do Vasco, e Larry Taylor e Tyrone Curnell, do Mogi, foram os cestinhas do confronto com 17 pontos cada. Renato fez 14, Lucas marcou 13 e Nezinho contabilizou nove pelo Cruz-Maltino. Pelos visitantes, destaque para Filipin e Shamell, com 12 pontos. Irritados com a derrota, alguns torcedores vascaínos protestaram no fim. Visivelmente chateados, os jogadores do elenco foram direto para o vestiário sem falar com a imprensa sobre o resultado. Mais tarde, Nezinho deu uma entrevista ao GloboEsporte.com e comentou a partida.

- A nossa equipe, apesar de ser vários caras que sabem ganhar e jogadores de alto nível, são oito novos, né? Às vezes, em momentos cruciais, a gente ainda peca. Um queria uma bolinha ali, outro queria uma bola aqui. Estamos sem esse entrosamento. Foi diferente do Torneio de MG, onde foram seis jogos seguidos, todo mundo estava na volúpia e não tivemos baixas como no NBB. Estamos pegando equipes que já jogaram o Campeonato Paulista, que estão jogando há três, quatro anos... Mas isso não é desculpa. Temos que buscar esse entrosamento o mais rápido possível. Acredito que quanto mais jogarmos vamos melhorar e, no fim de dezembro, vamos estar tinindo - comentou o atleta.

Pelo menos mais 18 jogos estão previstos para a Arena Carioca 1 nesta temporada do NBB, mas o número deve aumentar com as partidas de playoffs (veja a lista dos confrontos programados no fim da reportagem). O próximo será um clássico agendado para o dia 19/12, às 19h30 (de Brasília), entre o Cruz-Maltino e o Botafogo.

A partir desse confonto, o torcedor poderá entrar gratuitamente se adquirir em qualquer estação do BRT e mostrar na porta um cartão RioCard especial - que tem versões de Botafogo, Vasco e Flamengo - em todos os duelos do NBB nesse palco. Ao todo, 1.104 espectadores compareceram ao embate deste sábado, sendo 329 pagantes. A renda total foi de R$ 4,89 mil.

O Mogi agora terá pela frente o Botafogo no dia 21/11, às 19h30, no Ginásio Oscar Zelaya, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Os vascaínos, por sua vez, encaram o Basquete Cearense como visitantes no dia 5/12 às 19h30. Ou seja, o Vasco ficará um bom tempo só treinando, sem entrar em quadra.

- Vamos estar sem Fúlvio e Lucas, que estão indo para a seleção. Mas esse tempo será crucial para esse entrosamento, para corrigirmos os erros que tivemos nessas partidas do NBB que perdemos em casa, porque lá na frente elas podem nos custar muito caro - avaliou Nezinho.

Vasco começa arrasador, mas Mogi, liderado por Tyrone, vira

O Vasco começou com tudo, marcando bem e aproveitando as chances. Após Giovannoni, Gui Deodato e David Jackson marcarem, foi a vez de Fúlvio acertar de três, sacramentando o início arrasador. A vantagem chegou a nove pontos, mas, em jogada individual, Larry Taylor diminuiu para o Mogi das Cruzes. A equipe visitante até demonstrou uma reação, mas, no fim das contas, deu Cruz-Maltino, liderado por Fúlvio, que marcou cinco pontos e deu duas assistências: 22 a 13.

No segundo quarto, o jogo se inverteu. O Vasco não tinha a mesma intensidade no ataque e a eficiência na defesa, e o Mogi subiu muito de produção. Não demorou muito até que o time visitante conseguisse a virada. E o principal responsável por isso foi Tyrone Curnell que, por conta de uma punição sofrida na temporada passada, tinha ficado fora dos dois primeiros duelos do time paulista nessa edição do NBB. Só nessa parcial, fez 11 pontos e, além de se tornar o cestinha momentâneo, abriu 44 a 37 para os visitantes.

Vasco cresce, mas Mogi segura e sai vitorioso

Com intensidade, o Vasco colou no início da terceira parcial. Renato, Gustavo e David Jackson somaram juntos cinco pontos. Mas, em bobeira na saída de DJ para contra-ataque, Vithinho marcou de bandeja. Giovannoni falhou na frente, e Shamell não bobeou. Um tocaço de Tyrone irritou a torcida vascaína. Renato, contudo, marcou com um tapinha em rebote no lance seguinte para a festa dos fãs. O americano do Mogi e o atleta cruz-maltino travavam briga particular no garrafão. Os visitantes então conseguiram duas bolas de três seguidas e desgarraram, levando para o último quarto com 58 a 51 no placar.

Na última parcial, os vascaínos vibraram com bola de três de Lucas Mariano. Mas Tyrone voltou a aparecer com jogada individual. Nezinho levantou a torcida com bola de três. Do outro lado, Larry Taylor marcou dois pontos e um lance livre de bonificação. David Jackson, de fora do garrafão, levantou o público. Ele ainda fez mais dois na linha de lance livre.

Uma marcação da arbitragem, entretanto, deixou os cruz-maltinos loucos na arquibancada. O elenco do Vasco argumentou, mas não deu para reverter, e Shamell converteu em dois lances livres. Nezinho deu o troco, mas Giovannoni, em falha ofensiva, perdeu chance de encostar. Ele até roubou a bola depois, mas errou o passe para o companheiro. Liderados por Larry Taylor, contudo, os jogadores do Mogi sustentaram a vitória e fecharam o placar em 82 a 75.

Confira a lista de jogos previstos para a Arena Carioca 1:

19/12 - Vasco x Botafogo - 19h30
30/12 - Flamengo x Vasco - 14h
04/01 - Botafogo x Bauru - 20h
07/01 - Flamengo x Pinheiros - 18h
09/01 - Flamengo x Mogi - 20h
13/01 - Vasco x Franca - 14h
15/01 - Botafogo x Franca - 20h
17/01 - Vasco x Bauru - 20h
19/01 - Flamengo x Botafogo - 20h
27/01 - Vasco x Flamengo - 14h
30/01 - Flamengo x Paulistano - 20h
01/02 - Flamengo x Campo Mourão - 20h
15/02 - Flamengo x Franca - 20h
16/02 - Botafogo x Vasco - 20h
17/02 - Flamengo x Bauru - 14h
13/03 - Botafogo x Flamengo - 20h
25/03 - Flamengo x Basquete Cearense - 11h
27/03 - Flamengo x Vitória - 19h30



Fonte: GloboEsporte.com