Há um ano, o Vasco se preparava para o decisivo jogo de volta nas oitavas de final da Copa do Brasil contra o Santos. No penúltimo treino antes do duelo, perdeu seu então volante titular. Numa disputa de bola com Jorge Henrique, Marcelo Mattos rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito. Desde então, não entra mais em campo - e segue sem previsão para retornar.
Atualmente, Mattos faz trabalho de fortalecimento no Caprres. Apesar de clinicamente estar bem, ele ainda se queixa de dores. Por isso, não voltou aos treinos com o elenco.
Duas cirurgias
Neste período, Mattos passou por duas cirurgias. A primeira, ainda em setembro do ano passado, serviu para reconstruir o ligamento. A expectativa era de que voltasse no início de 2017, mas não foi o que aconteceu. Ele chegou a fazer trabalhos com bola no campo, mas ainda sentia dores na patela.
Em maio, o volante realizou outra cirurgia. Foi constatada uma inflamação no local da lesão. A situação causou atrito no departamento médico, e Mattos decidiu fazer uma avaliação fora do clube. Logo depois, se submeteu a uma cirurgia em São Paulo.
Em julho, o gerente científico do Vasco, Alex Evangelista, comentou sobre a situação de Mattos.
- Está em processo final. Pode levar um mês, um mês e meio. Precisou fazer cirurgia no tendão do músculo anterior da coxa e perdeu muita massa muscular. Agora está praticamente recuperado e vai seguir processo de fortalecimento.
Marcelo Mattos tem contrato com o Vasco até dezembro deste ano. Em 2016, logo após se lesionar, ele teve a promessa de Eurico Miranda de que teria o vínculo renovado, o que se concretizou no início de 2017.
Fonte: GloboEsporte.com