Vasco negociou Douglas Luiz durante a janela de transferências; relembre saídas de jogadores brasileiros
Sempre temida pelos torcedores, a janela de transferências internacionais para saída de jogadores do futebol brasileiro chegou ao fim nesta semana (dia 01/09 para a Espanha, e dia 31/08 para os outros principais centros). Levando em consideração os clubes da Série A e o Internacional, 34 atletas deixaram suas equipes para atuar em países da Europa, Ásia e Américas do Sul e do Norte.
Quem mais perdeu jogador
O clube que mais perdeu jogadores na última janela foi o São Paulo. Maicon e Centurión deixaram o Tricolor para defender o Galatasaray-TUR e Genoa-ITA, respectivamente, enquanto Lucão foi para o Estoril-POR e Thiago Mendes e Luiz Araújo se transferiram para o Lille-FRA.
A equipe francesa, por sinal, foi a que mais contratou: além dos são-paulinos, o clube também assinou com Thiago Maia, ex-Santos, e quase levou o também santista Caju, mas problemas na documentação impediram o acerto.
França, a maior compradora
O principal destino dos jogadores dos clubes brasileiros foi a França: cinco atletas deixaram o Brasil para atuar em solo francês. Além das três contratações do Lille, Otávio (Atlético-PR) e Andrei Girotto (Chapecoense) assinaram com Bordeaux e Nantes, respectivamente. O segundo país que mais atuou nesta janela foi a Suíça, com três transferências.
Grêmio e Chape também sofrem
Os torcedores de Grêmio, Santos e Chapecoense foram outros a penarem com a janela. O gremista, ao menos, pode se contentar com a permanência de Luan - o atacante recusou proposta do Spartak de Moscou (Rússia), que levou Pedro Rocha em seu lugar, e do Valencia-ESP.
Antes, o atacante Miller Bolaños e o meia Gastón Fernández foram emprestados para Tijuana (México) e Estudiantes (Argentina), e Lincoln acertou com o Rizespor, da Turquia.
Já a Chape vendeu o zagueiro Nathan, o volante Andrei Girotto e o atacante Rossi.
Quem perdeu dois jogadores
Atlético-GO, Avaí, Cruzeiro, Flamengo, Vitória, Internacional, Santos e Palmeiras tiveram a saída de dois jogadores cada.
Galo, Furacão, Flu e Vasco perdem só um... Mas aquele um...
Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Corinthians, Fluminense e Vasco perderam um jogador cada. O Tricolor, o Cruz-Maltino e os dois Atléticos, porém, lamentaram mais as saídas, por se tratarem de peças importantes de suas equipes.
Quem passou ileso
Mas nem todos os clubes perderam atletas na janela de transferências internacionais. Das equipes da Série A, apenas Bahia, Coritiba, Ponte Preta e Sport não foram afetados pela janela de verão dos clubes europeus. Mas vale ficar de olho: a janela de transferências segue aberta no México, na Turquia e em Portugal até os dias 5, 8 e 22 de setembro, respectivamente.
Fonte: GloboEsporte.com