Jornalista responde nota do Vasco publicada nesta 5ª-feira sobre lista de sócios
Quinta-feira, 31/08/2017 - 21:41
É para confundir ou explicar?
Em resposta às matérias publicadas no Extra sobre a lista de sócios do Vasco, o clube emitiu nota oficial na tarde desta quinta-feira na qual deturpa o que foi escrito pela jornalista que comanda este blog. As matérias publicadas em nenhum momento consideram que a lista com aproximadamente 180 mil nomes diz respeito à relação de sócios aptos ao voto. Foi informado, inclusive, em cima do lance, que a junta eleitoral fez sua primeira reunião na última terça-feira.
As publicações apenas trazem à tona aspectos curiosos de um cadastro desorganizado que tem entre seus sócios, por exemplo, até mesmo o nome de Amadeu Pinto da Rocha, benemérito e ex-vice presidente do clube, falecido em 2013.
Há outros dados interessantes, por sinal, na lista apreendida pela Justiça em fevereiro e consultada pela jornalista. São 5.603 páginas. Entre elas, centenas de sócios admitidos no ano de 1900. Os nomes não estão em ordem alfabética. Nem mesmo foram organizados de acordo com a data de admissão.
Vale ressaltar que na última terça-feira a jornalista tentou falar com o presidente Eurico Miranda. Porém, horas após o pedido, o assessor Roberto Garófalo avisou que o dirigente somente falaria quando lançasse sua candidatura. A jornalista está à disposição para ouvir o presidente do Vasco, a exemplo do que vem fazendo com todos os candidatos já declarados, sem distinção, e com a preocupação de dar a todos o mesmo espaço.
Abaixo, a nota oficial do Vasco, que não explica a bagunça do cadastro de sócios, ponto ressaltado nas recentes publicações:
Nos últimos dias, o jornal EXTRA em sua editoria de esportes e a jornalista Marluci Martins tem publicado matérias com o objetivo de distorcer informações sobre o pleito de novembro próximo.
A lista coletada em fevereiro deste ano refere-se à toda base de inscritos no Vasco, daí alcançar 180 mil nomes.
O pedido feito por integrante da oposição era o da entrega da lista de sócios aptos a votar na eleição que se avizinha o que não existe fora do período eleitoral, momento próprio e oportuno para tal aferição, afinal, em fevereiro, a listagem não seria fidedigna e consonante com o que dispõe o Estatuto do Clube, especialmente em relação à adimplência e ao período mínimo de associação (1 ano). Cite-se, por exemplo, o fato do associado que estava em dia com a mensalidade em fevereiro e hoje não mais, bem como os que completaram 1 ano de março em diante. Enquanto aqueles estariam prematuramente na listagem, os que ainda não tivessem completado o período mínimo, em fevereiro, estariam de fora.
Após a apreensão dessa lista inicial, o Vasco forneceu à Justiça lista de sócios adimplentes com o clube, o que é de conhecimento da oposição. Ressalve-se que só neste último dia 29 de Agosto foi aberto o processo eleitoral do Clube com a reunião da Junta Deliberativa que aprovou por unanimidade a lista constando 7.109 sócios elegíveis.
Passado o prazo das impugnações serão marcadas as eleições, as chapas poderão se inscrever e a lista, aí já incluídos os sócios aptos a votar somados aos elegíveis, será fornecida aos grupos que forem participar da eleição.
Diante de tais esclarecimentos, nota-se claramente que determinados jornalistas tem por objetivo único desinformar o sócio, seu torcedor e a Justiça.
Fonte: Blog Extracampo - Extra Online