Zé Ricardo é apresentado: 'Quero dizer que vamos viver 24h por dia o Vasco da Gama para que nossos objetivos sejam alcançados'
O Vasco apresentou oficialmente nesta sexta-feira, em São Januário, Zé Ricardo como seu novo treinador. Sucessor de Milton Mendes, o técnico de 46 anos chega ao Cruz-Maltino após passagem pelo rival Flamengo, onde fez seu primeiro trabalho no profissional.
- Encaro com naturalidade. Poderia elencar os técnicos que passaram por Flamengo e Vasco. Espero corresponder e fazer um trabalho onde possa buscar as vitórias e objetivos. Quando recebi a primeira ligação, o Vasco em todos os momentos se mostrou disposto a me trazer. Isso me dá orgulho. Sou profissional. Como profissional tenho que encarar os desafios. O filósofo grego Sócrates diz que a vida é feita de desafios. Muita gente gostaria de estar no meu lugar. Lógico que ajudou já conhecer a casa. É uma convocação - disse Zé.
Apesar da apresentação, o novo técnico não vai comandar a equipe no jogo deste sábado, contra o Fluminense, no Maracanã. Quem estará à frente do time será o auxiliar do clube, Valdir Bigode.
- Quero dizer que vamos viver 24h por dia o Vasco da Gama para que nossos objetivos sejam alcançados. Estou aqui porque acredito em meu potencial, em minha comissão técnica. Vamos fazer, sem dúvida alguma, o Vasco trilhar os caminhos das vitórias - falou Zé.
Presidente do Vasco, Eurico Miranda fez questão de revelar ao apresentar Zé Ricardo, que o nome do treinador foi uma escolha pessoal
- Ele é uma escolha pessoal. Claro que o departamento de futebol conversou, mas é uma escolha da presidência. É a mesma coisa quando escolhe uma mulher para casar, não precisa dizer os motivos. Apresento ele oficialmente como treinador do Vasco. Ele está vindo para atingir os objetivos que nós queremos, o Vasco lá para cima. Não vem como salvador, vem para colocar o time no trilho - frisou Eurico.
O vínculo de Zé Ricardo com o Vasco será em regime de CLT, ou seja, de carteira assinada, válido até o fim de 2018. Apesar de iniciar a carreira profissional no rival Flamengo, o novo treinador Cruz-Maltino tem uma relação com o Gigante da Colina. Ele foi treinador da base vascaíno no futsal. A primeira passagem foi entre 1993 e 1994. A segunda, em 1996. A última foi em 2008 e início de 2009. Eurico e Zé Ricardo lembraram na coletiva:
- A escolha foi porque ele reúne qualidades. Uma delas é que não chega ao Vasco sem saber por qual porta entra. Já andou nesses corredores - disse Eurico.
- Agradeço a confiança do presidente, do clube. Aqui no Vasco foi o primeiro grande clube onde trabalhei, em 93. Motivo de grande satisfação voltar - lembrou Zé.
Confira mais declarações de Zé Ricardo:
Passagem pelo Flamengo
Ajuda bastante eu ter sido adversário algumas vezes. Alguns jogadores conheço desde a categoria de base. Conto com a ajuda de todos, e do Valdir também. Vamos em busca das vitórias.
Clássico contra o Fluminense no próximo sábado
Espero já na partida contra o Fluminense que o Vasco volte a vencer. Depois diariamente no trabalho tentar extrair mais deles. Com o dia a dia vamos reconhecendo qualidades e características. Se precisar de adaptação, vamos fazer. Com 15 dias de treino temos que mostrar algo já. Time competitivo, com personalidade e forte em todos os aspectos.
Sobre Valdir Bigode comandando time contra o Flu
Liberdade total ao Valdir. Tive alguns problemas pessoais, uma cirurgia na boca. Não seria justo (comandar o time). Ele já trabalhou com o treinador. A equipe está confiante para fazer uma boa partida. Esperamos uma vitória para termos um início de trabalho mais tranquilo.
Meta é vaga na Libertadores?
A meta é fazer 15, 16 finais. Subir degrau a degrau. Pensar muito no Fluminense. Depois será estratégia por estratégia. A equipe chegou a ser sexto lugar, vamos tentar subir passo a passo.
Modo de trabalho
Vejo futebol de forma sistêmica, vamos trabalhar de uma forma global. Contar com a dedicação dos atletas, do profissionalismo. Se contarmos com isso, faremos um Vasco forte. Hoje o futebol é total (ataque e defesa). Quero trabalhar assim nos treinos, fazer uma equipe mais harmônica.
Problemas enfrentados por treinadores anteriores
Não gostaria de falar de passado, apenas para frente. Milton é um grande profissional, e não cabe a mim dizer o que houve. Espero é encontrar um grupo disposto a trabalhar. Dou muito valor ao dia a dia. Espero que o grupo esteja aberto a receber as informações. Estou ansioso para começar a trabalhar na terça-feira. Já começamos a trabalhar com a comissão técnica.
Sobre aproveitar Nenê no time
Vejo ele como fundamental. Espero que esteja de peito aberto. Enfrentei algumas vezes e sei o que pode render. Se estiver disposto, vai ser fundamental. Ele dispensa comentários na parte técnica. Ele pode fazer a diferença para nós.
Comparação com Milton Mendes
O Milton tem um estilo de jogo semelhante ao que eu penso. Algumas coisas vamos manter. Aproveitamento de jovens não é novidade, quero contar com eles.
Aproveitamento dos jogadores na base
Conto com a colaboração do técnico Marcos Alexandre, do sub-20, para desenvolvermos o potencial dos garotos. O Vasco tem muita qualidade na base, vamos precisar deles.
Reabertura de São Januário
É bastante importante, esperamos que essa volta a São Januário seja boa para nós. Os jogadores devem estar ansiosos. É um casamento até difícil de explicar.
Fonte: GloboEsporte.com
Fonte: Flickr oficial do Vasco