Basquete: Liga Nacional informa sobre salários atrasados e futuro dos clubes com dívidas
Sexta-feira, 04/08/2017 - 23:16
Ontem publiquei aqui um texto falando sobre o Vasco e nele coloquei a informação de que o time de São Januário está contratando mesmo com salários atrasados. Recebi mensagem carinhosa e esclarecedora do sempre atento Paulo Bassul, Gerente Técnico a respeito disso. Vamos lá:
"Bala, tudo bem? Vi a matéria sobre a situação do Vasco e acho importante enviar uma informação a você e seus leitores.
Já há 2 temporadas (a próxima, de 2017/2018, será a terceira) implantamos o "Livro de Dívidas", maneira como chamamos a Certidão de Situação Regular de Valores Contratuais que protege técnicos e atletas associados às suas respectivas associações.
E o que isso, na prática, quer dizer? Que se um clube não acerta sua situação com esses técnicos e atletas até o dia do sorteio da tabela ele não joga a próxima temporada. Isso já vem funcionando e esse ano não será diferente. No caso da próxima temporada, esta data-limite se refere ao dia 10 de agosto, próxima quinta-feira. O regulamento encontra-se no site da Liga Nacional (link aqui) e vale ser lido em relação a isso no Capítulo VII, Seção 2), a partir da página 18.
Vale dizer, também, que a partir da próxima temporada todos os clubes serão obrigados a registrar os contratos de trabalho de todos os atletas na Liga Nacional, sendo este mais um instrumento de organização que estamos implementando na Liga".
O blog apurou que, além do Vasco, outras duas equipes encontram-se com problemas de salários da temporada passada (Brasília e Campo Mourão). Desta forma, as três agremiações têm até o dia 10 de agosto para regularizar as suas pendências. Caso contrário, ficarão de fora do NBB10.
Além disso, vale lembrar que para jogar o NBB os times precisam obrigatoriamente atuar em seus respectivos estaduais. Tanto Brasília quanto Macaé não colocaram seus nomes nos arbitrais de suas Federações, o que preocupa para o NBB.
Fonte: Blog Bala na Cesta - UOL