Basquete: Reforço do Vasco, Gionvannoni foi tricampeão do NBB e MVP em 2011
Sábado, 22/07/2017 - 17:36
O Vasco fechou mais um reforço para a próxima temporada do basquete. O ala/pivô Guilherme Giovannoni, de 37 anos, já acertou verbalmente com a diretoria e vai assinar contrato e ser anunciado oficialmente nos próximos dias. Na última temporada, Guilherme Giovannoni teve médias de 16.2 pontos, 7.5 rebotes e 3.3 assistências em 31 jogos pelo NBB. O jogador se despediu da torcida do Brasília, clube que defendia desde 2009, nesta sexta-feira em uma carta:

"Valeu, Brasília! Foram oito anos intensos, de muitos amigos, histórias, alegrias, aprendizados e vitórias. Sigo outro caminho na carreira, mas vocês estarão presentes para sempre na minha vida e no meu coração! Foi um prazer."

Giovannoni disputou oito temporadas do NBB pelo Brasília com média de 17.7 pontos, 6.9 rebotes e 2.4 assistências em 287 jogos. Foi tricampeão do NBB (2009, 2010 e 2011), sendo eleito duas vezes o MVP das Finais com o Brasília. E foi eleito MVP do NBB em 2011. Ainda pelo Brasília, ele foi três vezes campeão da Liga Sul-Americana (2010, 2013 e 2015), sendo eleito MVP do torneio em 2010 e 2013. Giovannoni participou ainda cinco vezes do Jogo das Estrelas. Em sua carta de despedida, o ala-pivô lembrou dos bons momentos pelo clube:

"Competir para vencer sempre foi a minha motivação e um dos motivos pelo qual eu escolhi jogar por Brasília. Mas, se naquela época, alguém me falasse que eu ganharia tantos títulos e ficaria no clube por 8 anos, eu com certeza abriria um sorriso e diria que a pessoa estava exagerando. Ao todo, foram 3 títulos de NBB e 3 títulos sul-americanos, isso sem contar os diversos títulos individuais. Muito orgulho de poder fazer parte deste time que já faz parte da história do basquete nacional."

De volta ao Novo Basquete Brasil na última temporada, o Vasco avançou aos playoffs mas caiu nas oitavas de final, derrotado pelo Pinheiros por 3 a 2 em um duelo emocionante. Na próxima temporada, contudo, o Cruz-Maltino quer ir mais longe, e tem ido ao mercado buscar reforços. Além de manter David Jackson, que tem mais um ano de contrato, e também o técnico Dedé, o clube fechou as contratações do armador Fúlvio, ex-Brasília, do pivô Renato, que estava no finalista Paulistano, e do ala-armador Gui Deodato, campeão com o Bauru. Os três estão acertados verbalmente, e devem assinar contrato nas próximas semanas, já que a equipe só retorna aos treinos no final do mês ou início de agosto. A data ainda não foi confirmada pela diretoria.

Com os quatro reforços, a equipe se renova consideravelmente e forma uma espinha dorsal experiente. Fúlvio esteve no quinteto ideal da última temporada e é considerado um dos melhores armadores em atividade no país. Ele terminou o NBB 9 com a maior média de assistências por jogo: 7,4. Pivô de força, Renato fez ótima temporada com o vice-campeão Paulistano, com 9,0 pontos e 5,2 rebotes de média. Já Gui Deodato, campeão do NBB, teve médias de 9,3 pontos e 2,8 rebotes com a equipe paulista e é visto com um dos talentos da nova geração do basquete brasileiro.



Fonte: GloboEsporte.com