Oposição diz que 11 nomeações para sócio emérito e benemérito foram irregulares; Vasco responde
Sábado, 08/07/2017 - 06:17
A reunião do Conselho Deliberativo do Vasco na última terça-feira segue repercutindo. Depois do caso do flamenguista nomeado sócio emérito do clube, divulgado pelo LANCE! na última quarta-feira, uma nova polêmica em proximidade ao período eleitoral se estabeleceu. Um total de 11 nomeados (confira abaixo com a data de admissão de cada um) são suspeitos pela oposição de não cumprirem requisitos institucionais para terem ganhado os títulos especiais - para benemérito, precisa pertencer ao quadro social há mais de 15 anos, enquanto 10 anos são necessários para a categoria de emérito, além de pontuação necessária do regimento. Na última reunião, há reclamações de membros da oposição de não terem tido espaço em plenário para reivindicação dos pontos que seriam de discordância. Há expectativa de que a oposição entre na Justiça Comum para questionar os direitos.

Vale destacar que há a possibilidade de casos de excepcionalidade para que sócios tenham direito aos títulos de emérito e benemérito no Vasco, mesmo não cumprindo o tempo requerido pelo estatuto e regimento. Para isso, porém, alínea 3 do artigo 12 diz que se faz necessário pareceres justificando os motivos cinco dias antes - como exemplo a importância de serviços prestados ao Vasco. O que pesa neste sentido, segundo conselheiros ouvidos pelo LANCE! com a lista em mãos, entretanto, é que não foram apresentados os mesmos para o assunto. Grupos, como o "Ao Vasco Tudo", de Otto Carvalho, e "Sempre Vasco", de Julio Brant, protocolaram na secretaria do clube pedidos de explicações. O presidente Eurico Miranda, segundo os mesmos, foi responsável na indicação.

- Nosso grupo protocolou uma carta pedindo que o rito estatutário fosse seguido. Obviamente existem casos de excepcionalidade que entendemos que acontecem e devem ser analisados individualmente. O problema que as coisas no Vasco são feitas de formas obscuras até mesmo para os conselheiros. A indicação de um flamenguista, que denigre a imagem do Vasco nas redes sociais, pelo Presidente da Diretoria Administrativa para receber um título de sócio emérito já é um absurdo... Mas o pior é o fato dos conselheiros aprovarem o nome mesmo ciente do caso. Isso só demonstra o quanto o Conselho Deliberativo é submisso ao Presidente da Diretoria Administrativa - afirmou o conselheiro fiscal Diego Carvalho, do "Ao Vasco Tudo", ao LANCE!.

Sócios eméritos e beneméritos, vale lembrar, integram a lista de aptos a votarem para a composição da Diretoria Administrativa (que define o presidente para o triênio). No Vasco, por ter regime de eleição indireta, os sócios estatutários (tem a regra de um ano de sócio) votam em chapas. A chapa vitoriosa indica 120 membros eleitos e o segundo colocado, 30 - somando 150 e que se juntam a outros 150, considerados natos, os quais entram na lista os que ganharam títulos beneméritos esta semana. Na prática, são os que vão decidir quem comandará o Vasco no triênio 2018/2020. A eleição deste ano ocorre em novembro e o atual presidente Eurico Miranda tentará a reeleição.

O LANCE! entrou em contato com o Vasco solicitando a posição oficial do clube sobre o caso. Vice-presidente de marketing, Marco Antonio Monteiro foi o responsável por explicar a situação em contato com a reportagem:

- Não aconteceu nenhuma irregularidade. Todos os sócios que ganharam títulos de emérito e benemérito estão aptos para isso, sem exceção. O regimento e o estatuto do Vasco foram cumpridos integralmente. Os pareceres, questionados pela oposição, não eram para serem apresentados na reunião do Deliberativo, que é feita apenas para votação de sim ou não, sem discussão. Eles foram feitos e aprovados na reunião do fim do ano passado no Conselho de Beneméritos. A oposição, se quisesse questionar algo, deveria tê-lo feito na reunião do ano passado, não na de agora. Estão reclamando na instância errada. Todos que ganharam esses títulos prestaram serviços ao Vasco merecedores para tanto, como o regimento e o estatuto determinam. Não há necessidade de envio de parecer explicando os motivos até para os que não têm o tempo, há casos de excepcionalidade. E os 11 se encaixam, inclusive o que seria torcedor do Flamengo como citaram. O João Havelange (ex-presidente da Fifa, já falecido, e torcedor declarado do Fluminense) tinha título do Vasco, podia votar... Enfim, nenhuma irregularidade aconteceu no assunto.

> Confira abaixo a lista das nomeações com suspeita de irregularidades:

BENEMÉRITOS
ALEXANDRE LOPES DE OLIVEIRA - 24/2/2005
JORGE DIAS VIEIRA - 14/11/2005
JOSE FRANCISCO ROSA CANDEIAS - 1/09/2015

EMÉRITOS
CARLOS ALBERTO VALADARES PEREIRA - 13/1/2008
HENRIQUE FONSECA HÜBNER JÚNIOR - 29/8/2011
LEONARDO JORGE RODRIGUES - 27/10/2010
LUCIANO MARTINS DE ARAUJO - 10/2/2015
MARCELO ALVES MORAIS - 3/12/2015
MÁRCIO MAGALHÃES FERNANDES - 16/6/2009
MAURICIO DE FIGUEIREDO C. DA VEIGA - 29/4/2008
RAPHAEL THOMAZ M. F. M. OLIVEIRA - 11/2/2008

Fonte: Lancenet