O Gigante da Colina conquistava o seu primeiro título de Campeão Brasileiro de Basquete há 17 anos. Como não poderia ser diferente, o Vasco de Charles Byrd, Helinho, Vargas e companhia bateu o Flamengo de Oscar em pleno Maracanãzinho, pelo placar de 110 a 103.
As equipes entraram em quadra no dia 30 de junho de 2000 para o quarto confronto da final. A vantagem era vascaína, que já havia vencido os dois primeiros embates, enquanto os flamenguistas haviam vencido o terceiro. Bastava uma simples vitória para o Cruzmaltino marcar a terceira vitória e levantar a taça de campeão.
O Vasco possuía a melhor campanha da Primeira Fase da competição e havia eliminado a equipe do Londrina nas quartas e a equipe do Franca na semifinal. Por outro lado, o Flamengo eliminou na fase mata-mata as equipes do AGF e do Uberlândia.
A partida foi extremamente tensa. O equilíbrio foi a tônica do jogo. O tempo normal terminou em empate de 91 a 91. Na prorrogação, o Vasco não deu a menor chance para o rival da Gávea.
Muito melhor tecnicamente, com superioridade tática e um preparo físico excepcional, o Vasco demonstrou por qual razão era a melhor equipe de basquete do país. O Vasco deitou e rolou para cima do Flamengo.
Os comandados de Hélio Rubens conduziram o Vasco para o título inédito, com direito ao Grito de Casaca sendo cantado a plenos pulmões pela torcida vascaína no Maracanãzinho.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA Nº4
Club de Regatas Vasco da Gama 110x103 Club de Regatas do Flamengo
Data: 30 de junho de 2000
Local: Maracanãzinho – Rio de Janeiro/RJ
CR VASCO DA GAMA:
Helinho (17), Charles Byrd (21), Rogério (10), Sandro (6) e Vargas (27). Entraram Aylton (17), Demétrius (8) e Mingão (4).
Técnico: Hélio Rubens
CR FLAMENGO:
Ratto, Robyn Davis (9), Oscar (36), Pipoka (4) e Josuel (21). Entraram: Paulinho Villas-Boas (5), Duda (18), Bento e Greg Newton (10).
Técnico: Cláudio Mortari
OS CAMPEÕES
Atletas: Helinho; Manteiguinha; Charles Byrd; Sandro Varejão; Aylton; Mingão; Rogério; Vargas; Demétrius; Diego; Alexandre; Gil; Alex; João Pedro; Ratinho; e Guilherme.
Técnico: Hélio Rubens
Assistente Técnico: Carlos Duro
Médico: Dr. Jorge Veríssimo
Preparador Físico: Geraldo Aluizio
Massagistas: José Carlos e Marcos Eduardo
Fonte: Site oficial do Vasco