Casaca analisa pênaltis marcados contra o Vasco e os a favor não marcados
Terça-feira, 27/06/2017 - 07:31
Vasco e os pênaltis: 6 marcados contra (2 erradamente), nenhum a favor (cinco ocorreram)

No jogo deste domingo contra o Atlético-GO, novamente a arbitragem se fez protagonista. E mais uma vez, de maneira a prejudicar o cruzmaltino.

Aos 13 minutos do 1º tempo, Pikachu recebeu lançamento preciso de Nenê , que o deixaria na cara do gol. Porém, o jogador vascaíno foi puxado pelo zagueiro adversário. O árbitro nada marcou e o bandeira, na frente do lance, ignorou a infração. Uma falta perigosíssima a afvor do Vasco, não marcada:



Mas foi aos 22 minutos do 2º tempo, que mais um lance capital contra o Vasco neste campeonato surgiu: pênalti não foi marcado a favor do Vasco, cometido sobre Nenê:



Lembrando que este lance foi bastante parecido com o ocorrido na partida da 1ª rodada contra o Palmeiras (veja aqui), em que o árbitro erradamente assinalou pênalti de Jomar logo aos 5 minutos de jogo. A diferença? Jomar toca na bola e o atacante palmeirense se joga. E no jogo deste domingo o zagueiro da equipe goiana acerta o meia vascaíno.

Com este, já são cinco ignorados pela arbitragem e seis marcados contra (sendo dois mal marcados). Além disso, o gol do Bahia contra o Vasco na segunda rodada foi ilegal, pois Allione, que deu o passe para o gol baiano, estava em posição de impedimento ao receber a bola e o segundo gol do Botafogo contra o Vasco adveio de uma falta mal marcada a favor do time alvinegro. No lance o que houve, de fato, foi cama de gato de João Paulo sobre o zagueiro vascaíno Paulão.

Se as arbitragens não errassem tanto, hoje o saldo de gols do Vasco seria o seguinte:

18 gols pró
16 gols contra

Até o momento, a equipe tem conseguido em vários jogos superar essas adversidades oriundas dos apitadores e auxiliares, e, teoricamente só foi prejudicado em um ponto na pontuação, pois em três jogos nos quais o Vasco foi prejudicado, venceu as partidas (Bahia, Fluminense e Atlético-GO) e em outros (Palmeiras, Corinthians e Botafogo), perdeu por diferença maior que o número de prejuízos em lances capitais contra o clube, embora saibamos que é completamente diferente sair do primeiro tempo contra o Palmeiras no campo do adversário com um empate ao invés de uma derrota por dois gols de diferença, ir para o intervalo contra o Corinthians perdendo de 2 x 1 e não de 2 x 0, descer para os vestiários contra o Botafogo, com placar parcial desfavorável em apenas um gol contra o adversário.

Mas tendo em vista ainda que muitas vezes uma posição na tabela é decidida pelo saldo de gols, o Vasco já se encontra em ampla desvantagem com relação aos adversários diretos na briga por um lugar no G6. O que o põe na frente é o excelente início em termos de vitórias conquistadas.

Assim restam as seguintes perguntas retóricas:

1 – Existe algum item no regulamento que proíba marcar pênaltis a favor do Vasco?

2 – Será que a mesma imprensa esportiva que produz matérias dizendo que o Vasco não tem do que reclamar sobre os pênaltis marcados contra si (clique aqui), irá produzir uma sobre os que não foram marcados a favor?

Casaca!







Casaca!

Fonte: Casaca