Com o levantamento deste mês, o IBOPE Repucom divulga o desempenho dos clubes de futebol do Brasil nas redes sociais no primeiro semestre de 2017. O estudo destaca o crescimento da base digital do Flamengo, que no semestre somou mais de 1,3 milhão de novos inscritos em suas redes sociais, se consolidando como o maior incremento entre todos os clubes no período. Estes seis primeiros meses trouxeram feitos importantes para o clube da Gávea, como a liderança em volume de inscritos no Instagram – em junho, o clube também se tornou líder de inscritos em sua página no Facebook.
O Corinthians, líder do ranking digital e a caminho de se tornar o primeiro clube a atingir 19 milhões de inscritos em suas plataformas digitais, somou 690 mil novos inscritos no primeiro semestre e é o único clube nacional a ostentar mais de 5 milhões de inscritos no Twitter.
O Palmeiras foi o terceiro clube que mais cresceu em novos inscritos, somando mais de 530 mil novos seguidores na soma de todas as redes sociais e defendendo a posição de líder em volume de inscritos no YouTube, entre todos os clubes nacionais. Ainda sobre a plataforma de vídeo, outros times paulistas figuram no Top 5 clubes com mais interessados em seus conteúdos. Flamengo, São Paulo, Santos e Corinthians completam a lista.
Quanto aos dez clubes do Nordeste que figuram no ranking, o Sport Recife foi o que mais cresceu em volume, com mais de 220 mil novos inscritos no semestre. Em taxa percentual o Vitória foi o que mais evoluiu, crescendo 13% e somando 179 mil novos inscritos no semestre.
O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 40 clubes com o maior número de seguidores do país.
Veja abaixo o levantamento completo de junho e o crescimento do semestre:
Fonte: Ibope Repucom