Poucos gols marcados e excesso de cartões vermelhos marcaram a 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os ataques venceram as defesas apenas 18 vezes e foram dois 0 a 0 neste meio de semana, em que quatro jogadores foram expulsos, recorde negativo em uma rodada em 2017. Jogadores habilidosos como Lucas Lima, do Santos, Zé Rafael, do Bahia, e Thomaz, do São Paulo, ou goleadores como André, do Sport, estiveram entre os mais faltosos com cinco infrações, além do cabeça de área Silva, do Atlético-GO. Já volantes de marcação como Jucilei, do São Paulo, Thiago Santos, do Palmeiras, e o lateral Bruno Pacheco, do Atlético-GO foram caçados pelos adversários em seis oportunidades. Nenê, do Vasco, que também sofreu seis faltas, é o único jogador realmente ofensivo nesta lista, e a Chapecoense, que superou os cruz-maltinos, por 2 a 1, cometeu 23 infrações no total.
Vanderlei, goleiro com mais defesas difíceis no Brasileirão 2017 - 18 ao todo -, voltou a brilhar. Com sete defesaças, foi o líder da estatística mais uma vez e ajudou a segurar a vitória do Santos no clássico contra o Palmeiras, por 1 a 0. Outro que ajudou bastante o sistema defensivo foi o volante Rithely, do Sport, com sete roubadas de bola no empate sem gols diante do São Paulo.
Nas tentativas de balançar as redes, o Atlético-MG foi a equipe que mais finalizou sem sucesso - 25 vezes - e viu, no finzinho, o erro de Felipe Santana se transformar no gol da vitória do Atlético-PR, por 1 a 0, graças ao oportunismo de Sidcley. Entre os jogadores, Leandro Damião arriscou oito vezes e fez um dos gols do 2 a 0 do Flamengo sobre a Ponte Preta, enquanto Everaldo, com o mesmo número de tentativas, fez dois no 3 a 1 do seu Atlético-GO contra o Avaí.
Confira os números completos da 7ª rodada do Campeonato Brasileiro:
Fonte: GloboEsporte.com