Fotógrafo do Vasco relembra saga do milésimo gol de Romário
Terça-feira, 23/05/2017 - 15:35
Do 999 ao 1000.

Essa semana comemorou-se os 10 anos do milésimo gol do Romário, que foi concretizado na partida entre Vasco 3x1 Sport Recife, no dia 20 de maio de 2007, pelo Brasileirão daquele ano. Houve até matéria especial no canal Sportv, na qual apareci, e quem me conhece já deve ter me ouvido eu contar a lendária história da foto, em que eu fiquei no canto da bola.

Um ano antes do feito, em 2006, o baixinho havia feito três gols numa partida contra o Botafogo. Dali, no Site oficial do Vasco foi colocado a contagem regressiva para o milésimo, se não me engano "Faltam 55 gols!". Lembro que começou-se a especular muito o onde, o quando, o contra quem, e com que camisa ele atingiria a grandiosa marca. Uns citavam o próprio Vasco, uns a Seleção Brasileira e outros até mesmo o rival.

O fato é que Romário foi jogar na Austrália, fez um monte de gols lá, e com um projeto do Vasco, ele retornou ao clube para fazer o tal gol mil. Lembro de muito comentarista e torcedor desmerecendo a contagem, alegando que demoraria tantos e tantos anos pra ele conseguir o feito.

Para a surpresa de muitos, em sua volta ao Rio, Romário foi metendo um gol atrás do outro, em diversas vezes fez até três na mesma partida, até chegar enfim no só "Faltam 02". Contagem já estabelecida até na própria camisa do jogador com o número 998 gols.

Nesta época eu tinha colocado na minha cabeça que iria que iria fazer a foto do milésimo. Ficou meio que uma obsessão pra mim. Em 25 de março de 2007, o Vasco goleou o Flamengo por 3x0, com o último gol da partida, o 999º, sendo feito pelo artilheiro. Consegui registrar, bola estufando a rede do goleiro Bruno. Tudo lindo. Mas faltava a cereja do bolo, que enfim não veio naquele dia.

Romário, não jogou no meio da semana contra o Americano de Campos em São Januário, deixou a festa para domingo no Maracanã, contra o Botafogo. O estádio ficou lotado de vascaínos. Mas o alvinegro levou a melhor por 2x0. Romário teve algumas pequenas chances. Eu com minha câmera, atrás do gol me frustei, assim como todos. Mas estava ali, olhos atentos, marcando em cima.

Em seguida, a vez do Gama-DF, pela Copa do Brasil, novamente no maior do mundo. Nova decepção e derrota por 2x1. Este jogo já tenho uma história particular curiosa. Acho que na época era feriado, e eu estaria liberado para folgar. Minha mãe me convidou para ir à Bahia, visitar nossa família. Neguei o convite e ela ainda me debochou de brincadeira "-Esquece Romário, vamos aproveitar o feriado!". Rebati na mesma tecla que iria fazer a foto do gol mil. E infelizmente o gol não veio novamente, com ela ainda me zuando na segunda-feira. "-Viu!? Perdeu a viagem!" (risos).

A saga continuava, e no caminho, novamente o Botafogo. Seria a vingança da última derrota!? Novamente não. E não faltaram gols nesse dia. Um eletrizante empate em 4x4. A melhor chance veio num próprio gol cruzmaltino, acho que do meia Renato, em que ele encobre o goleiro, o Romário dá um peixinho e por cerca de dois centímetros não alcança a bola. Alguém na época comentou comigo, que se ele estivesse em forma como em 2005 ele teria feito. A novela não acabava.

Enfim, chega o dia 20 de maio de 2007, após quatro partidas em que ele esteve em campo veio o final feliz. Naquelas coisas em que você mete na cabeça que vai fazer, e com ajuda do destino consegue alcançar. De pênalti, como Pelé, só que em São Januário lotado. Preferi assim, na nossa casa, comigo atrás do gol, tive a felicidade de registrar aquele momento ímpar da história do futebol.



Fonte: Blog A Costeleta