Netvasco - 25/04 - 00:58 -
Vasco derrota Libertad no 1º jogo da final da Liga
Nem o forte jogo de contato dos argentinos nem o fato de ter jogado apenas com seis jogadores devido à lesão no joelho de Chuí, foram barreiras para que o Vasco fizesse a 1 a 0 na série final da Liga Sul-Americana. O jogo coletivo no segundo tempo da partida contra o Libertad Sunchales, nesta terça, no Tijuca, foi a arma da equipe: 78 a 77 (35 a 42). A segunda partida da melhor de cinco será nesta quarta, às 19h, no mesmo local.
O baixo aproveitamento do Vasco nos arremessos de dois pontos no primeiro tempo (acertou apenas sete dos 23 arremessos tentados), permitiram que o Libertad terminasse a etapa na frente.
Comandado pelo armador Sucatzky, o time argentino errava menos no ataque e impunha uma defesa forte. Fez 27 a 21 no primeiro quarto e garantiu uma vantagem de 12 pontos no início do segundo período. Rogério e Helinho conseguiram diminuir o prejuízo para sete pontos: 42 a 35.
Para contrariar o que já virou rotina, a virada do Vasco passou a ser construída no terceiro período e não no último quarto. Empurrado pela torcida, a equipe melhorou nos rebotes e passou a apostar nos contra-ataques. Perdeu a etapa por 57 a 56, mas sobrou nos últimos dez minutos.
Mingão e Sandro formaram um paredão para o Libertad que só fez a primeira cesta depois de seis minutos. O Vasco fez 14 a 0, abriu 13 pontos e só relaxou no último minuto. Sucatzky diminuiu para um ponto a 27s do fim, mas Helinho garantiu os dois lances livres que deram a vitória ao Vasco. Quando o cronômetro zerava, Acosta conseguiu um bola de três, mas era tarde.
VASCO – Helinho (21), Jamison (5), Rogério (12), Mingão (18) e Sandro (12). Entraram Manteiguinha (10) e Chuí. Técnico: Hélio Rubens.
LIBERTAD – Sucatzky (21), Cerutti (13), Perez (10), Benitez (5) e Gonzalez (8). Entraram Morris (6), Navarrete (5), Michel (4) e Acosta (5). Técnico: Daniel Rodriguez.
Fonte: Lancenet (texto), O Dia (ficha)
|